Pular para o conteúdo

O Vento Sul em Floripa: O Dono da Ilha Chegou, Istepô!

Se você já esteve em Floripa, sabe que o tal do Vento Sul não brinca em serviço. Ele chega sem avisar, chacoalhando as árvores, levantando areia e, se bobear, até teu chapéu vai parar no meio da rua.

É, Môh quirídu, esse vento Sul em Floripa é o verdadeiro dono da ilha – quando ele vem, até os nativos respeitam!

Agora, vamos combinar: viver em Floripa sem sentir o sopro do Vento Sul é como comer camarão sem casca – pode até ser bom, mas falta algo essencial.

E o manezinho que se preze já sabe o segredo: quando o Vento Sul em Floripa sopra forte, é hora de fechar a janela, botar um casaquinho , meia e havaianas.

O Que Rola Quando o Vento Sul Ataca

Quando o Vento Sul resolve dar as caras, a cidade se transforma. E não pense que é só um ventinho gelado, não.

O bichinho tem força e faz o mar dar aquela reviravolta, deixando as praias do lado leste como a Joaquina e a Mole, ficarem agitadas de verdade. Eita, onda braba!

Já as praias do norte, como **Canasvieiras e Jurerê, até agradecem, porque o vento dá uma trégua e o mar fica um espelho. Quer saber o que isso significa?

Dias perfeitos pra banho! Então, quando ouvir falar do Vento Sul, não se desespere, é só escolher o lado certo da ilha pra curtir.

Procurando Pousada?

Localizada a 100mt Da Praia da Barra da Lagoa 

Como Sobreviver ao Vento Sul? Dicas de Manezinho

Tá de bobeira pensando que o Vento Sul é fácil de encarar? Pois te digo, não subestime!

Mas fica tranquilo, vou te dar as manhas pra não ser pego de surpresa. Segura essas dicas de sobrevivência:

Leva sempre um casaquinho, mô quirido!Não interessa se o sol tá rachando, se o Vento Sul der as caras, tu vai querer algo pra te esquentar. 

Areia nos olhos, só se tu deixar! Na praia, se o vento vier, já vira o corpo a favor e protege a cara, senão tu vai sentir o verdadeiro peeling facial da ilha. 

Cuidado com os telhados e varais: como diz o Manezinho , amarra as telha rapaz . Dia de Vento Sul não é dia de deixar roupa secando no varal, senão tu perdes até tua cueca. 

Vento Sul e o Folclore Manezinho

Agora, tu sabias que o **Vento Sul** tem uma relação forte com o folclore da ilha? Dizem que quando ele sopra mais forte, é porque as bruxas da ilha estão se reunindo  no Morro das Aranhas ou nos cantos da

Lagoa da Conceição. Vai saber, né? Eu só sei que, toda vez que o vento uiva de madrugada, a gente já fecha a janela e faz o sinal da cruz – só por precaução!

O Vento Sul Pode Ser Teu Amigo

Brincadeiras à parte, o Vento Sul também tem suas vantagens. Ele traz aquele ar fresco e limpa o céu, deixando a vista de Floripa ainda mais bonita e águas cristalinas.

Ah, e os surfistas adoram, porque as ondas ficam show nas praias certas, como na Barra da Lagoa e Praia do Matadeiro.

Então, se tu estiveres na ilha e o vento resolver aparecer, não te assusta. Faz parte do charme de Floripa.

E a verdade é essa: se tu sobrevives ao Vento Sul, és oficialmente um manezinho!

Floripa sem Vento Sul

Não seria Floripa, e nós aqui já estamos acostumados com esse ‘ventinho de leve’ que, no fundo, faz parte do coração da nossa ilha.

Se Ligou, Né?

Então, quando o verão 2025 chegar e o Vento Sul resolver dar as caras, já sabes o que fazer.

Aproveita o lado da ilha que ele deixa calminho, ou te agasalha e curte o show da natureza. Porque, aqui em Floripa, a gente não foge do vento, a gente faz amizade com ele!

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.